Pesquisa da CDL Caxias aponta que 55,8% dos consumidores devem ir às compras para o Dia das Mães
Levantamento prevê investimento estimado de R$ 251 por consumidor. Vestuário e calçados lideram preferência e WhatsApp e redes sociais ganham força como canais de pesquisa

O comércio de Caxias do Sul tem motivos para comemorar neste Dia das Mães. Considerada a segunda data mais importante do varejo, a ocasião poderá impulsionar significativamente a economia local em 2025. De acordo com a pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias, 55,8% dos consumidores pretendem presentear neste ano, o que representa crescimento de 3,5% ao observado em 2024. O aumento também deve refletir no ticket médio estimado, alcançando R$ 251,27, alta de 7,1% em relação ao ano anterior.
Para 63,5% dos participantes, o investimento será maior do que em 2024. Entre as principais justificativas, apontadas por 62,2% dos moradores da cidade, está o aumento nos preços dos produtos, seguido pelo desejo de oferecer um presente melhor (35,1%). Outros 22,4% disseram que será igual e 14,1% menor.
Entre os que investirão menos, a maioria (60%) justificou a necessidade de cortar custos. Para 23,3%, os produtos estão mais caros e não querem gastar um valor maior, 10% responderam estarem desempregados ou com redução de renda e 6,7% têm menos pessoas para presentear.
Apesar da alta nos preços, a tradicional pesquisa realizada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias indica que 74,7% dos caxienses já sabem o que comprarão. Os itens de vestuário (26,1%) lideram a preferência, seguido por calçados (19,4%) e produtos de beleza e cuidados pessoais (16,3%). A pesquisa mostra também que apenas 28% dos entrevistados devem compra o que a presenteada pede.
Ainda foram mencionados em menor percentual: flores (10,9%), utensílios domésticos (8,4%), vale-presente ou dinheiro (5,4%), chocolates e doces (4,9%), joias e relógios (4,8%) e eletroeletrônicos (3,5%). Serviços como almoços em casa ou em restaurantes também ganharam espaço, sendo escolhidos por 62,4% e 33,4% dos consumidores, respectivamente.
No que se refere às formas de pagamento, o dinheiro foi o mais mencionado (30,4%), acompanhado do cartão de débito (26,2%)ePix (25,3%). Apenas 17,3% pretendem usar cartão de crédito e o crediário foi mencionado por apenas 0,8%.
Comércio local segue como preferência
As lojas de rua do Centro da cidade continuam sendo a principal escolha para as compras para 44,4% dos consumidores.Em seguida estão os estabelecimentos em bairros (21,6%) e shoppings (19,8%). O comércio virtual local mostrou avanço e já representa 7,3% da preferência.
Fatores como atendimento (26,9%), condições de pagamento e promoções (21,1%), além de estacionamento, segurança e fácil acesso (20,6%) influenciam diretamente na decisão de compra. A ambientação das lojas também tem impacto: 57,9% afirmaram que ela incentiva a entrada nos estabelecimentos e 68,1% consideram essa experiência importante ou muito importante.
Emoção move o consumo
Conforme a pesquisa da CDL Caxias, sentimentos de amor e gratidão influenciam diretamente na decisão de compra para 93,4% dos entrevistados, contudo, 55,1% afirmaram que a escolha ainda está baseada na pesquisa de preços e produtos. A maioria (38,3%) começa a procura uma semana antes da data, enquanto 36,2% vai às compras na véspera ou no dia. Outros 17,6% responderam que iniciam os levantamentos cerca de 15 dias antes e outros 7,9% um mês antes do Dia das Mães.
As redes sociais e os aplicativos de mensagens ganham força na jornada de compra como canais para receber ou pesquisar informações. O WhatsApp foi citado por 10,6% como meio de comunicação, representando aumento em relação aos anos anteriores. No entanto, a ida às lojas ainda é apontada pela maioria (39,8%), seguido por sites das lojas (16,9%) e sites de pesquisas (16,2%).
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul
A Pesquisa de Dia das Mães 2025 da CDL Caxias foi realizada com 645 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 22 e 24 de abril de 2025. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.
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