Sistema PAPI do Aeroporto Hugo Cantergiani recebe inspeção da FAB
Grupo Especial de Inspeção em Voo da Força Aérea Brasileira esteve em Caxias do Sul

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira, esteve no Aeroporto Hugo Cantergiani nesta quinta-feira (08). Durante todo dia, os técnicos fazem a inspeção do PAPI (Precision Approach Path Indicator) para a etapa final de homologação do sistema.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já havia aprovado todo o processo técnico do sistema PAPI e que ambas as cabeceiras da pista (15 e 33) encontravam-se aptas para receber a inspeção final do GEIV. Com a conclusão da inspeção, o sistema PAPI estará oficialmente pronto para uso.
Foto: Cleberson Babetzki/divulgação
Segundo o diretor do Aeroporto, Cleberson Babetzki, após a inspeção, será emitido um laudo para posterior homologação. "Acredito que este processo da FAB deva levar 30 dias", explica.
Sobre o PAPI: O sistema PAPI é um auxílio visual fundamental para pilotos durante o procedimento de aproximação final para pouso, indicando, por meio de luzes coloridas, se a aeronave está acima, abaixo ou na rampa ideal de descida. Sua presença é determinante para a segurança das operações aéreas, principalmente em aeroportos que buscam avançar em sua categoria operacional.
Desativação dos AVASIS: Babetzki lembra ainda que, conforme previsto no plano de modernização do aeroporto, assim que o sistema PAPI estiver homologado e operacional, será solicitada a desinstalação física dos equipamentos AVASIS (indicadores visuais de trajetória de aproximação) e o consequente cancelamento de suas respectivas homologações junto aos órgãos competentes, encerrando a transição para uma tecnologia mais moderna e precisa.
COMENTÁRIOS