Servidores públicos de Caxias decidem manter paralisação até quarta-feira
Comissão de negociação Sindiserv e do Executivo voltaram a se reunir para debater a proposta de reajuste, mas não houve avanços

Os servidores públicos do município de Caxias do Sul decidiram nesta segunda-feira (19) manter a paralisação até quarta-feira (21). A medida foi tomada após rejeitarem mais uma vez a proposta de 1% de aumento salarial reapresentada pelo poder executivo municipal. A mesma proposta havia sido apresentada pela administração municipal na sexta-feira passada. Os servidores reivindicam um aumento de 5,5%.
Também nesta segunda-feira, a comissão de negociação do Sindiserv e a Comissão de Negociação do Executivo voltaram a se reunir para debater a proposta de reajuste, mas não houve avanços.
Foto: Ícaro de Campos/divulgação
Nesta terça-feira (20) e na quarta-feira (21), os servidores permanecerão mobilizados no Largo da Prefeitura. Se, até a tarde de quarta, não for apresentada uma nova proposição, os servidores municipais decidirão se entrarão ou não em greve.
A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, disse que sempre se espera da gestão pública o apreço para com os seus servidores, o apreço para quem trabalha, para quem dedica o seu dia a dia para atender bem a população. “A principal obra de um governante é atender bem o povo e não tem como atender bem se não tiver servidores públicos. Para poder atender bem e ter servidores públicos, precisamos receber um salário decente”, destacou Silvana.
Foto: Gabriel Lain/divulgação
Silvana adiantou que a categoria deu mais dois dias para o executivo repensar, rever e refazer os cálculos e priorizar a categoria. “A vontade de todo servidor é prestar um bom serviço, mas nós estamos sendo atacados de todos os lados e além de tudo, além de ser atacado com violência física com agressões também estamos sendo atacados naquilo que é mais importante, que a nossa capacidade de garantir o sustento das nossas famílias e nós queremos ter uma condição salarial que permita garantir o sustento de nossas famílias”, afirmou Silvana.
A Comissão de Negociação do Executivo reiterou que a proposta apresentada na última sexta-feira flexibiliza ao máximo o que a Prefeitura consegue oferecer. O índice de reajuste e as ações de reestruturação de cargos e padrões salariais representam o limite de viabilidade orçamentária do município. Por esses motivos, a proposta foi mantida.
A Administração Municipal reitera ter atingido o limite das suas possibilidades, não podendo neste momento assumir compromissos maiores que os já propostos. Para tanto, conta com o bom senso e a compreensão da categoria, que seguirá com espaço para o diálogo e para auxiliar com o avanço em relação às pautas adicionais apresentadas.
COMENTÁRIOS