Seja bem-vindo
Caxias do Sul,06/08/2025

  • A +
  • A -

Procon Caxias orienta consumidores sobre aumento excessivo na conta de luz

Dezenas de pessoas já estiveram no órgão em busca de informações sobre o assunto


Procon Caxias orienta consumidores sobre aumento excessivo na conta de luz Foto: Procon Caxias /Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de agosto será vermelha no patamar 2, o que significa um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. Em Caxias do Sul, os consumidores já estão recebendo as contas com valores muito acima do que estão acostumados a pagar.

Segundo o coordenador do Procon Caxias, Jair Zauza, apenas na quinta-feira (31/07) 200 consumidores estiveram na sede do órgão em busca de informações referente ao assunto.

Antes da abertura de reclamação, o Procon informa à comunidade que houve aumento de 14,4% na conta referente ao reajuste anual da Aneel, além do adicional da bandeira vermelha no patamar 2.

Também lembra ao consumidor que as baixas temperaturas em nossa região geralmente elevam o consumo de energia, principalmente pelo uso de chuveiros elétricos e aquecedores e, ainda, maior necessidade de iluminação artificial. "No inverno é normal que a conta de luz apresente um aumento em virtude também da maior utilização de equipamentos com maior gasto energético", explica Zauza.

Se após essas explicações, o consumidor segue achando a cobrança exagerada, ele é orientado a abrir a reclamação na concessionária (RGE ou CPFL) informando a situação e solicitando que seja feita a reanálise do consumo, do valor cobrado e até de aferição do medidor. "É preciso também conferir a numeração do medidor com a numeração presente na fatura da energia elétrica para verificar se houve erro de leitura", pontua o coordenador.

Se a situação persistir com cobranças de valores interpretados como incorretos ou excessivos, o Procon Caxias orienta a registrar a reclamação no www.proconcaxias.com.br. "A empresa será notificada para, no prazo de 20 dias, apresentar a manifestação. Estamos atentos para seguir na defesa e proteção do consumidor caxiense", conclui Jair Zauza.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.