Agricultor propõe debate sobre êxodo rural e necessidade de políticas para permanência do jovem no campo
Agricultor propõe debate sobre êxodo rural e necessidade de políticas para permanência do jovem no campo

A Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Farroupilha recebeu, neste mês de agosto, o agricultor Alessandro Mateus De Cesaro, morador da comunidade de Rio Caçador e integrante da direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Farroupilha (Sintrafar). Em sua manifestação, De Cesaro alertou os vereadores sobre o aumento do êxodo rural na região Sul do país.
Conforme destacou, nos últimos dez anos cerca de 25% dos jovens deixaram o campo em busca de oportunidades nas áreas urbanas. Preocupado com esse cenário, ele defendeu a construção de políticas públicas que promovam a permanência e a sucessão das novas gerações no meio rural.
De Cesaro ressaltou que a vida no campo favorece vínculos comunitários, aproximação com a natureza e valorização da produção de alimentos. Para fortalecer a agricultura familiar, apontou como fundamentais o investimento nas escolas do interior, a oferta de serviços de saúde e segurança, além da melhoria da infraestrutura.
Ao final de sua participação, propôs aos parlamentares que incluam representantes da juventude rural no Conselho Municipal de Juventude e elaborem um projeto de lei específico de incentivo ao jovem agricultor familiar, como forma de estimular a continuidade das atividades no meio rural e frear o avanço do êxodo.
COMENTÁRIOS