Artigo: Educação Socioemocional e ambiente escolar

A educação socioemocional na escola transcende o ensino acadêmico, focando
no desenvolvimento integral dos alunos. Ela engloba o aprendizado de habilidades
como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e
tomada de decisões responsáveis. Ao cultivar essas competências, a escola prepara os
estudantes para navegar pelas fases da vida, tanto no âmbito pessoal quanto no social.
No ambiente escolar, a abordagem socioemocional se manifesta através de
diversas práticas pedagógicas. Atividades que promovem a reflexão sobre as próprias
emoções, o desenvolvimento da empatia através da escuta ativa e da compreensão da
perspectiva do outro, e a resolução pacífica de conflitos são exemplos de como essas
habilidades são trabalhadas em sala de aula. O trabalho em grupo, os projetos
colaborativos e as rodas de conversa também se mostram eficazes para fortalecer o
senso de pertencimento e a capacidade de cooperar.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância da
educação socioemocional, integrando diversas competências que a abrangem. Isso
demonstra o entendimento de que o desenvolvimento dessas habilidades é fundamental
para a formação de cidadãos éticos, responsáveis e engajados. Escolas que priorizam a
educação socioemocional tendem a criar um clima escolar mais positivo, com menos
casos de indisciplina e bullying, e alunos mais motivados e resilientes diante dos
desafios.
Em suma, a educação socioemocional na escola é um investimento no futuro dos
alunos e da sociedade. Ao desenvolver habilidades essenciais para a vida, a escola
contribui para a formação de indivíduos, capazes de construir relacionamentos
saudáveis, tomar decisões conscientes e enfrentar os desafios com inteligência
emocional.
Daiane dos Reis Menegat
Psicologia Escolar - Colégio Madre Imilda
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