Roteiro turístico celebra os 150 anos da imigração boêmia em Nova Petrópolis
Os “alemães do sul” chegaram a partir de 1875 e deixaram um legado que pode ser conhecido em um museu de família, um moinho e serraria e uma propriedade rural

O ano de 2025 marca os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes boêmios a Nova Petrópolis. Conhecidos como sudetos ou alemães do sul em função de sua origem na Europa, estes imigrantes exerceram grande influência na formação do município gaúcho, deixando um legado que pode ser conhecido e estudado em um roteiro turístico operado por três famílias de descendentes.
O Museu de Família reúne objetos, fotografias e documentos que contam a história dos boêmios desde sua chegada a Nova Petrópolis. Um espaço destacado do museu é reservado para o cooperativismo de crédito, instituído em 1902 com participação de várias personalidades de origem boêmia.
Foto: Divulgação
No Moinho e Serraria, o visitante confere a impressionante capacidade construtiva dos imigrantes boêmios, que, apesar dos recursos escassos nos primeiros anos, instalaram empreendimentos para beneficiar cereais e madeira, ambos movidos pela força de um córrego através de uma roda d’água.
A Propriedade Rural contempla a agricultura, principal atividade dos primeiros imigrantes boêmios em Nova Petrópolis. Além das cenas do cotidiano rural e o contato com pequenos animais, o visitante tem a oportunidade de provar um típico café colonial, finalizando em um memorial.
HISTÓRIA
Por volta do ano de 1200, povos de língua alemã foram convidados a migrar para o Reino da Boêmia, situado na Europa central, atual República Tcheca. A região ocupada ficou conhecida como Sudetos e os “alemães dos sudetos” passaram a trabalhar na agricultura e nas minas, desenvolvendo áreas pouco habitadas até então. Mantiveram, no entanto, costumes como o idioma alemão. Em 1875, quando habitantes dos Sudetos iniciaram a livre migração ao Brasil, a Boêmia fazia parte do Império Austro-Húngaro.
SERVIÇO
A visita ao Roteiro Alemães do Sul, no interior de Nova Petrópolis, pode ser agendada pelo e-mail alemaesdosul@gmail.com ou pelo WhatsApp (51) 99888-1830. A visitação guiada aos três pontos, incluindo o café colonial, é oferecida ao preço individual de R$ 115,00.
Mais informações podem ser obtidas no site www.alemaesdosul.com.br e nas redes sociais: Alemães do Sul no Facebook e @alemaesdosul no Instagram.
COMENTÁRIOS