Prédios públicos, pórticos e monumentos do município vão receber iluminação cênica
Ação faz parte do contrato da PPP da Iluminação que prevê a implantação de iluminação destaque em 12 locais da cidade

O Departamento de Iluminação da Secretaria de Gestão Urbana e o Consórcio Luz de Caxias do Sul trabalham no desenvolvimento da iluminação cênica para diversos prédios públicos, pórticos e monumentos de valor cultural na cidade. Essa etapa faz parte do contrato de concessão administrativa do serviço de iluminação pública (PPP da Iluminação) que prevê a implantação da iluminação destaque em 12 locais do município.
Quatro projetos estão prontos para receberem a instalação dos equipamentos: Museu Ambiência Casa de Pedra, Pórtico do Bairro Ana Rech, Pórtico de Santa Lúcia do Piaí e Estação Cidadania - Cultura. A previsão é que a instalação das luminárias inicie em 90 dias. Outros sete projetos estão em desenvolvimento: Centro Administrativo (Prefeitura), Centro Cultural Dr. Henrique Ordovás Filho, Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, Casa da Cultura, Museu Municipal, Estação Férrea e Câmara Municipal. O Monumento Nacional ao Imigrante também vai receber a iluminação destaque, mas o projeto aguarda a obra de restauro do monumento.
Os sistemas de iluminação previstos contam com equipamentos de última geração, que oferecem a possibilidade de alteração da cor, tanto para o embelezamento quanto para a promoção de campanhas alusivas, como por exemplo o Maio Amarelo (conscientização no trânsito), o Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e o Novembro Azul (conscientização sobre o câncer de próstata). O sistema será monitorado e gerenciado de forma remota, podendo ter as cores modificadas a qualquer momento.
O secretário de Gestão Urbana, Rodrigo Weber, lembrou que praças e parques também vão receber iluminação especial. Ele ressaltou a importância da parceria público-privada. “A PPP da iluminação veio para contribuir muito com Caxias do Sul, inclusive com essas iluminações destaques que farão um diferencial muito grande aos olhos dos nossos munícipes e valorizarão muito os nossos prédios públicos”.
Como a maioria dos prédios públicos que vão receber a iluminação destaque possuem tombamento histórico, os projetos necessitam atender a critérios que visam a sua proteção histórica e cultural, o que torna o seu desenvolvimento um pouco mais complexo e único para cada prédio. Por isso a Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (DIPPAHC) da Secretaria da Cultura participa ativamente prestando orientações e suporte técnico para a preservação dos elementos.
COMENTÁRIOS