Caxias do Sul sobe 11 posições no Ranking Nacional do Saneamento
Levantamento do Instituto Trata Brasil dá nota 10 ao município no abastecimento de água

Caxias do Sul subiu 11 posições no Ranking Nacional do Saneamento, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil. O destaque está no abastecimento de água, que recebeu nota 10 no levantamento. Em todos os quesitos, os índices caxienses estão acima da média nacional.
“Os números atestam o acerto do governo Adiló Didomenico em investir em saneamento, sem medo de abrir buracos para enterrar canos. Os transtornos provocados pelas obras de implantação e extensão de redes de água e de esgoto são temporários e sequer podem ser comparados aos benefícios permanentes à qualidade de vida da população”, destaca o diretor-presidente do Samae, João Uez.
Está é a 17ª edição do ranking. O levantamento considera abastecimento, tratamento e perdas de água; coleta e tratamento de esgoto, e os investimentos em saneamento básico nos últimos cinco anos. São levados em consideração os indicadores mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), ano-base 2023, publicado pelo Ministério das Cidades.
Com nota média de 7,78, Caxias do Sul é o sexto município que mais cresceu no ranking, saltando de 62º para 51º. Entre os gaúchos, ocupa a segunda posição, atrás apenas de Porto Alegre (49º, com nota 7,81), à frente de Canoas (67º, subindo 12 posições) e Pelotas (78º).
No abastecimento total de água, Caxias está entre os 23 municípios que atendem a 99% ou mais da população. A média nacional é de 93,91%. No ranking de 2024, o percentual caxiense era de 97,84%. Já no perímetro urbano, Caxias é uma das 34 cidades com 100% de fornecimento de água tratada.
No quesito de coleta de esgoto, Caxias está em 27º lugar, com 92,72%. A média nacional é de 77,19%. Já o percentual de esgoto tratado, calculado sobre o total de água distribuída, é de 46,67%, acima da média nacional de 45,43%. Vale destacar que, no ranking anterior, o tratamento de efluentes estava em 38,80%.
Esse indicador vai continuar subindo com as obras de implantação e extensão de redes realizadas pelo Samae em 2024, que só irão aparecer no próximo levantamento, e que prosseguem 2025. Não por acaso, Caxias recebe nota 7,91 no investimento médio por habitante em saneamento básico.
COMENTÁRIOS