Projeto piloto de coleta seletiva é implantado em comunidade do interior de Farroupilha
Iniciativa da Ciclo 2 e AFAPAN promove destinação correta de resíduos recicláveis por meio de bags comunitários

Com o objetivo de estimular a preservação ambiental e facilitar a destinação correta dos resíduos recicláveis, a empresa Ciclo2 Economia Circular em parceria com a Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (AFAPAN), deu início a um projeto piloto de recolhimento seletivo em comunidades do interior de Farroupilha.
A proposta prevê a instalação de bags (sacos de grande volume) nos salões comunitários das localidades, para que os moradores possam depositar, de forma organizada, materiais como papel, plástico, vidro e metal. A ação busca incentivar a separação correta dos resíduos ainda nas residências, evitando que materiais recicláveis acabem sendo descartados no lixo comum.
A comunidade de São Luiz, no 3º Distrito, foi a primeira a aderir ao projeto. A cada 15 dias, bags específicos para diferentes tipos de materiais — como papel/papelão, plástico, PET, isopor, vidro, metal e PP — são disponibilizados no salão da comunidade. Os moradores separam os resíduos em casa e os depositam nos sacos, que são recolhidos pela Ciclo 2 no mesmo dia, conforme calendário previamente acordado.
O diretor da Ciclo 2, Jonas Bordignon, destaca a importância da iniciativa:
“Estamos testando soluções que atuam diretamente na origem do problema. Quando os resíduos chegam mais limpos e sem contaminações, é possível garantir seu reaproveitamento na cadeia de reciclagem. Caso contrário, eles acabam sendo enviados ao aterro sanitário, o que encurta sua vida útil”, explica.
A ação também contribui com o trabalho de catadores e cooperativas de reciclagem, além de reforçar a importância da participação ativa da população. Para isso, os organizadores ressaltam a necessidade de que os materiais sejam separados corretamente, limpos e secos antes de serem depositados nos bags.
Durante um almoço orgânico promovido no dia 15 de junho na comunidade de São Luiz, praticamente 100% dos resíduos gerados foram destinados para a reciclagem.
O presidente da AFAPAN, José Pancotto, celebrou o resultado. “As comunidades estão começando a quebrar um ciclo viciado de descarte incorreto. Esse projeto mostra que existem alternativas viáveis e sustentáveis”, afirmou.
A iniciativa tem potencial de expansão para outras localidades. De acordo com Bordignon, comunidades como Caravagetto e Burati já manifestaram interesse em participar do projeto. Além disso, os salões comunitários de Nossa Senhora Medianeira e Nossa Senhora Monte Bérico, no 2º Distrito, já utilizam os bags em eventos realizados nas localidades.
Jonas lembra que a empresa também funciona como um ponto de entrega voluntária para quem deseja dar a destinação correta a materiais recicláveis. Além disso, está aberta a firmar parcerias em projetos futuros de reciclagem, tanto em outros bairros quanto em comunidades do interior.
A Ciclo2 está localizada na Rua Mussum, 395, no bairro São José, em Farroupilha.
A Ciclo 2 é uma empresa especializada na gestão de resíduos com foco na transformação de materiais descartados em novas oportunidades sustentáveis. Utilizando resíduos coletados em empresas e cooperativas parceiras, a Ciclo 2 desenvolve produtos inovadores que reinserem o plástico na cadeia produtiva, oferecendo a ele um segundo ciclo de vida.
COMENTÁRIOS