Samae recebe 6 mil hidrômetros de nova remessa
Equipamentos modernos vão substituir os antigos e danificados

O Samae recebeu nesta semana 6 mil novos hidrômetros. O lote faz parte de uma compra total de 27,4 mil que serão entregues até janeiro de 2026. O objetivo é substituir os equipamentos mais antigos, além de repor os que foram furtados ou danificados.
Em média, o Samae substitui anualmente 14 mil hidrômetros, pouco mais de 10% dos 135 mil instalados em Caxias do Sul. “A compra anual depende da quantidade de manutenções preventivas previstas e da estimativa de ligações novas”, explica o superintendente comercial do Samae, Mateus Bortolini.
Dos 6 mil entregues neste lote, 3 mil são modelos unijato, a outra metade, multijato. São dois tipos de medidores de consumo de água com princípios de funcionamento diferentes. A escolha entre eles depende principalmente da vazão da água e do tipo de aplicação (residencial, comercial, industrial).
Até janeiro de 2026 o Samae receberá, em entregas fracionadas, mais 9 mil modelos unijato. Também serão entregues 12.250 hidrômetros volumétricos, que são mais precisos, porém não podem ser instalados em todas os locais pois algumas ligações não comportam. Completam o rol de aquisições 219 unidades ultrassônicas, destinadas a grandes consumidores.
COMENTÁRIOS