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Caxias do Sul,09/08/2025

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Artigo: Importância da Educação Física Escolar

As aulas de Educação Física são extremamente importantes, pois, nelas as emoções e os sentimentos são vivenciados através da fruição das diferentes práticas corporais e a ludicidade


Artigo: Importância da Educação Física Escolar Foto: Colégio Madre Imilda/divulgação

A Educação Física é o componente curricular pertencente a Área de Linguagens, que estuda o corpo humano em movimento, para que o sujeito alcance integralmente o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo.

Dentro do contexto escolar, a pergunta que nos remete a fazer é a seguinte: o que a aula de Educação Física precisa ter para ser atrativa e prazerosa para os nossos alunos? A resposta parece ser tão óbvia, mas, não se trata apenas do momento no qual os alunos realizam atividades e exercícios motores tão importantes para o aumento de seu repertório motor acerca das habilidades motoras fundamentais da manipulação, estabilização e locomoção, bem como, a manutenção de sua saúde. Mas é importante ressaltar que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e, não a simples ausência de doença.

Desta forma, cabe ao professor a responsabilidade de se fazer presente no seu planejamento pedagógico de suas aulas, os três aspectos essenciais para a Educação Física Escolar, que são: o motor, o afetivo e o cognitivo. As aulas de Educação Física são extremamente importantes, pois, nelas as emoções e os sentimentos são vivenciados através da fruição das diferentes práticas corporais, sem esquecer de colocar um dos componentes mais importantes e necessários no planejamento, a ludicidade.

Além de desenvolver e trabalhar nos alunos a interação, integração, regras, autodisciplina, autoestima e a inteligência socioemocional, é durante as aulas de Educação Física, que aflora um dos sentimentos que os alunos tem mais dificuldade em saber compreender e assimilar, a frustração, que está diretamente ligada a formação do caráter, personalidade e desenvolvimento da resiliência. Mas qual é a ligação entre a ludicidade e o processo de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física?

Através da ludicidade, podemos trabalhar a inserção dos conteúdos, tais como: jogos, lutas, dança, esportes e a ginástica, pois, a partir deste pressuposto que o cérebro do aluno receberá diferentes estímulos sensoriais que estão ligados ao armazenamento de informações sensoriais, afetivas e perceptivas vivenciados durante a realização das atividades é, crucial para o desenvolvimento global, pois, quando um aluno não teve um nível adequado de desenvolvimento motor, ele poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, no pensamento abstrato e lógico, que se não forem corrigidos a tempo certamente desencadearão problemas futuros.

Sendo assim, uma prática coerente e consistente que oferte a exploração corporal, exploração de objetos, que facilite a comunicação do grupo e potencialize atividades em grupo, que priorize o combate ao sedentarismo, poderá desta forma, envolver questões que beneficiem o desenvolvimento motor esperado para a idade e, sobretudo, constituir um indivíduo proativo, com pensamento crítico de que está inserido no mundo, no qual pode e deve ser protagonista, levantando a bandeira da Educação Física com o seguinte lema: “Crianças brincantes, adultos pujantes”.


Eduardo Giacomoni, professor de Educação Física do Colégio Madre Imilda.





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